Plano de Aula

O HOMEM E SUAS RELAÇÕES

Pax
23/03/2015
Ensino Médio
Língua Portuguesa, Filosofia, Geografia, História, Sociologia
Joao Worcman
Acesse a ficha do filme



A diversidade das culturas no mundo é representada por diversos elementos do comportamento das pessoas. Se cada povo tem um modo de se relacionar com a sociedade e com a natureza, podemos afirmar também que as religiões e crenças definem o modo em que as relações se estabelecem. E assim, a historia da humanidade vai sendo construída a parte da relação do homem com a natureza, com as pessoas e com suas crenças.



Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste


 Analisar os processos de poder presente no mundo e nas relações humanas.


 Compreender a violência instalada na sociedade contemporânea.


 Compreender os mecanismos diversos de dominação existentes nas sociedades.



1º momento




Exiba o filme para a turma. Ao terminar proponha as seguintes questões? (as questões são sugestões e podem ser alteradas de acordo com a intenção do professor, reação dos estudantes e o desenvolvimento da atividade)



- Do que se trata o curta?


- Quais reflexões o curta provoca?


- O que mais chamou a atenção na apresentação do curta?


- Qual a mensagem que o curta quer passar?



2º momento



Proponha aos alunos que relatem/pesquisem as situações de violência que observaram serem destacadas nos meios de comunicação. Procure levantar com os alunos, a variação da interpretação da mesma notícia.



Questões sugeridas para estimular a discussão:



1.O que é violência? Quais os tipos de violência que existe em nossa sociedade?


2.Qual a relação da linguagem com a violência?


3. Você já sofreu ou presenciou algum tipo de violência? Quais foram as consequências?




Após a discussão do grupo, peça para que cada grupo procure destacar os aspectos em que eles acreditam que a violência pode ser estimulada pela comunicação. O objetivo é demonstrar que ainda que os meios de comunicação tenham a função de informar os acontecimentos, muitas vezes eles potencializam a violência.




3º momento



A partir da discussão, os alunos deverão produzir um texto sobre algum episódio de violência encontrado na pesquisa. A produção poderá ser feita em grupo, e cada grupo deverá elaborar o texto em um gênero literário diferente: poema, jornalístico, conto, relato.




4º momento



Os textos serão apresentados oralmente pelos grupos. O objetivo é demonstrar como a linguagem influencia na compreensão dos fatos. Os textos produzidos poderão ser compilados em uma pequena publicação para ser reproduzida e distribuída na turma. Para isso pode ser usada a plataforma Livros Digitais.





Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)