Plano de Aula

DISCUTINDO PARADOXOS

O Paradoxo do Passarinho
17/04/2006
Ensino Médio, Formação de Educadores
Filosofia, História, Sociologia, Língua Portuguesa
José Manuel Moran
Acesse a ficha do filme



Indicação: Uso do Vídeo como SENSIBILIZAÇÃO, despertando a curiosidade e a motivação para pesquisa dos temas envolvidos.
Um paradoxo é algo que nos leva a uma contradição lógica. Imaginamos que o maior desejo de um pássaro é a liberdade de voar. O documentário mostra um pássaro que, embora com a gaiola aberta, lá permanece. Um parodoxo. É preciso ler o assunto vestindo lentes de um caleidoscópio.
A liberdade é tida como um direito humano: liberdade de organização social e política, liberdade de ir e vir,
liberdade de pensar, liberdade de optar, liberdade de expressar-se. Por analogia, podemos resgatar, com O Paradoxo do Passarinho, Platão e o Mito da Caverna, cujo interior da caverna representa o mundo que percebemos pelos sentidos e que tomamos habitualmente como o único verdadeiro, mas que nos remete à chance de buscarmos a luz do lado de fora, o mundo das idéias e do conhecimento.
No entanto, a liberdade é um paradoxo envolto pela diferença entre ter o direito e o poder de exercê-lo. São muitos os exemplos. Citando apenas um: o paradoxo da informação. Nunca houve tanta informação circulando ao nosso redor e ao mesmo tempo tanta desinformação, seja pela falta de acesso, seja pela dificuldade de elaborar esse universo! Liberdade?
Skinner, psicólogo americano, o mais famoso representante do Behaviorismo, rejeitou, com suas teorias sobre condicionamento comportamental, a idéia de livre-arbítrio e defendeu que todo comportamento é determinado pelo ambiente, ainda que a relação do indivíduo com o meio seja de interação, levando-nos, assim, ao paradoxo do controle. Sartre, novelista francês, teatrólogo, e maior intelectual do Existencialismo, defendeu que o homem é, por essência, um ser livre, por ser inteligente e capaz de tomar decisões. Dessa forma nem Sartre nos livrou do paradoxo do controle: homem nunca poderia estar livre de controle, já que ser livre de controle é ser controlado por si mesmo.
Fica a pergunta: onde está o controle do passarinho?
O documentário não nos traz respostas. Nos traz perguntas. Muitas.
Libertação: do que?


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste



Temas:



Tema transversal: Ética

Filosofia: refletir sobre liberdade e determinismo na construção da História

Sociologia: discutir relações de poder no cotidiano

Psicologia: refletir sobre determinantes comportamentais em um grupo social




 Informar aspectos gerais do vídeo (autor, duração, prêmios...), com o cuidado de não interpretar antes da exibição para que cada um possa fazer a sua leitura.



 Exibir o vídeo até 10 segundos e pedir que os alunos opinem o que irá acontecer, justificando sua hipótese. Exibir o filme todo.



 Pesquisar referências em filosofia psicologia sociologia para justificar a situação mostrada no vídeo



 Propor adaptação do vídeo ao contexto social:narração de situações próximas às mostradas no vídeo.



 Produção de material para socialização de informações e reflexões sobre o tema.




Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)